terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Como se fosse ontem" Enchentes em Lajeado

Junho e Julho, meses frios na região, e também foi os meses que marcaram 2 enchentes na cidade. "Me lembro como se fosse ontem, estava em casa observando a chuva que era contínua por mais de 24h quando recebi a notícia de que vários pontos da cidade já estavam cobertos pela água". Lajeado embaixo d'água? É estava começando uma enchente na cidade. Outro dia quando a enchente estava em seu augue peguei minha câmera digital, minha agenda e minha caneta e fui para o centro da cidade acompanhar este "evento". Fiz várias anotações e tirei várias fotos de vários pontos da cidade. Ao chegar em casa fiz o seguinte texto: Com as seguintes fotos:

A chuva que durou quase 24h continuas em Lajeado resultou no transbordamento do rio taquari, e diversas ruas do centro foram alagadas. O parque dos Dick ficou irreconhecível com toda a água que cobria toda a extensão do parque.   
Na rua João Abot a água subia cada vez mais, segundo relato dos moradores, desde as 6h da manhã que a água começou a invadir o parque.
Outro morador da rua Alberto Torres confirma o horário do início do alagamento. O Edifício Safira teve o seu estacionamento tomado pela água. As outras ruas que também tiveram seu trânsito parcialmente interditado foram as ruas Santos Filho, Francisco Oscar Carnal. Alguns moradores da rua estão ilhados em função da cheia que cobre o Parque Professor Theobaldos Dick. Moradores improvisam pontes para sair de casa no local.
Novamente na rua João Abot há muito sinal de Lixo, até um sofá foi encontrado boiando próximo do CREAS. Também na rua Silva Jardim a água continua subindo. O posto de combustíveis Charrua, que fica no final da Av. Benjamin Constant também já começa a ser invadido pela água.
No final da Av. Júlio de Castilhos a água também marca presença.
Segundo o que disse um policial que tinha as inform ações recentes, o nível do rio já estava em 26m.
O trânsito ficou complicado na rua Borges de Medeiros, em frente a Casa de Cultura de Lajeado. 
Na baixada atrás do Supermercado STR de Lajeado a água cobria tudo.
Na Av. Benjamin Constant em frente ao Banco do Brasil foi improvisado um ponto de ônibus, em plena avenida, o que deixava o trânsito ainda mais complicado.
Até um cachorro foi encontrado no centro comendo restos de comida no lixo, o que acaba partindo o coração da gente.
A água saía feito uma vertente dos boeiros e até mesmo das ruas alagadas.



Realmente foi algo assustador, novembro, 4 meses depois da enchente Lajeado está linda novamente, como sempre foi. Esperamos que esse episódio não se repita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário